sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Parque da Juventude (Ex Presídio do Carandiru)

Pegando o embalo do desbravamento dos parques de São Paulo, ontem fui ao Parque da Juventude, na zona norte da cidade. Este parque foi construído onde outrora foi o maior presídio da América Latina e palco do famoso "Massacre do Carandiru". Em 2 de outubro de 1992, 111 presos foram brutalmente assassinados pela polícia militar no presídio que ali existia.

O parque foi inaugurado em 2003 e é administrado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Quem não conhece o parque não sabe, mas ainda existe um presídio em funcionamento no local. Dos vários pavilhões, um ainda está em funcionamento com uma ala feminina. Outros dois pavilhões foram transformados em escola técnica e o restante implodido e demolido.

Foi construído um prédio para uma fabulosa biblioteca e mantido os alicerces de um outro pavilhão que nunca chegou a ser construído, apenas como memória do local.

Foi preservado também parte do muro que circundava o complexo do Carandiru e os visitantes podem subir neste muro e caminhar sobre ele, assim como faziam os agentes penitenciários.

Outra curiosidade também é um monumento em homenagem a Santiago de Compostela. Réplica do original que encontra-se da Espanha, este foi uma doação do governo de Castilla y León em homenagem aos brasileiros que estão entre os maiores grupos de estrangeiros que percorrem todos os anos o famoso Caminho de Santiago de Compostela.

Enfim, o parque é muito bem cuidado e policiado não só com seguranças contratados, mas pela própria polícia militar. É um local bastante frequentado por famílias inteiras que moram neste pedaço da zona norte da cidade.

Para fotografar o local, assim como todos os parques administrados pelo governo do estado, é preciso pedir autorização na secretaria do parque e justificar o objetivo das imagens. Foi relativamente simples fazer isso. Enviei um e-mail para o parque no mesmo dia da visita e quando cheguei ao local a tarde, consegui o preencher o documento, recebi uma cópia e pude fazer as fotos sem ser importunado pela segurança.

Para fotografar o interior da biblioteca, tive que pedir outra autorização direto com a administração do prédio da biblioteca. Também foi bastante tranquilo conseguir a tal autorização e apenas me  recomendaram não fotografar as pessoas em closes dentro da biblioteca.

É isso... Vamos às imagens! \o/



Vista do Parque da Juventude pela plataforma da estação Carandiru do metrô




Vista  para o bairro de Santana a partir da plataforma da estação Carandiru.

















Prédio da ETEC (Escola Técnica Estadual)






Prédio da biblioteca




































































Oficina de grafite e stencil, já em comemoração do aniversário da cidade.






































Prédios da escola técnica.





















Detalhe do prédio da biblioteca.


















































































Estrutura para subir ao muro do antigo presídio.






                                                   Ensaio das cheerleaders da USP-Leste





























































Alicerces de um pavilhão do presídio que nunca foi terminado e mantido como memória.



























Ao fundo da imagem, parte do muro do presídio preservado




















Homens frequentadores da cracolândia que aderiram ao programa " Operação Braços Abertos". Recente programa da prefeitura que oferece empregos como este entre outros, pagando 15 reais/dia por 4 horas de trabalho + alimentação e moradia provisória em hotéis da região central da cidade. 





































Réplica da estátua de Santiago de Compostela doada pelo governo de Castilla y León, na Espanha














































































































3 comentários:

  1. Adoro essa região, pelas fotos dá pra perceber um clima bem jovem e vibrante, e ao mesmo tempo certa tranquilidade... Como sempre, você arrasou e capturou a essência do local. Parabéns!! :)

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,
    Sou o "legal". O pessoal da U onde dou aulas na Philadelphia abriu um forum interessantissimo sobre o Mundo, Negocios Internacionais, Cidades Globais, etc.
    Precisamos de voce la, como o "Tchello".
    =)
    www.globaltradeview.com
    Ja tem ate' um thread no internacional sobre Sao Paulo.
    E tem um forum so para fotos de foristas. Um abraco,

    ResponderExcluir
  3. Oi, Voce deu uma olhada no www.globaltradeview.com? Voce pode abrir quantos topicos quiser sobre SP la. Sem censura.

    ResponderExcluir