terça-feira, 2 de julho de 2013

Metrô

Há alguns meses, resolvi fazer um ensaio fotográfico sobre o metrô de São Paulo. Não tinha o formato exato do que pretendia. Apenas queria retratar este meio de transporte que é a cara da cidade. Como sempre acontece nestes casos onde apenas o tema surge em minha mente, sem maiores detalhes ainda, aproveitei a empolgação, peguei a mochila a câmera e fui, sem saber o que surgiria.

Decidi então parar na estação Santa Cecília da linha 3 - vermelha, liguei o aparelho de mp3 para me inspirar, fiquei fotografando o local até ser expulso pela segurança da estação.

Pena na ocasião não ter podido levar um lente clara para que o resultado ficasse mais sofisticado e até por isso guardei as imagens por um tempo, sem postá-las nem no site, nem aqui no blog, mas agora senti vontade de tirá-las do freezer e postá-las aqui.


O resultado está nas fotos a seguir:




































































































6 comentários:

  1. Você exclui comentários que o desagradam? Ué... mas aqui não era um lugar sem uma moderação ignorante e tirana? Existiam dois comentários aqui questionando a privacidade dos usuários do Metrô. Foram apagados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " Anônimo", eu apaguei o seu comentário porque você não veio fazer uma simples crítica ao meu trabalho, você apareceu "escondido" no anonimato só para fazer um provocação vazia, como deve fazer lá em suas participações no SSC.

      Mas se curte este comportamento de provocar pessoas no aninimato da internet, deve fazer algum sentido pra você falar sobre "privacidade" em ambientes públicos.

      Então vamos lá.


      Sobre a privacidade dos usuários do metrô e das pessoas na rua; Informe-se antes de escrever qualquer coisa.

      A imagem de qualquer pessoa na rua ou em local público é juridicamente pública. A única restrição ao uso da imagem de alguém na rua é para ganhar dinheiro ou denegrir a imagem desta pessoa, o que caracterizaria "uso indevido da imagem" ou "difamação". O que não é o caso.

      O que faço chama-se ensaio fotográfico urbano, é um registro do cotidiano, sem fins lucrativos e sem juízos de valor moral. Isso existe na arte da fotografia há quase duzentos anos, caso você desconheça.

      Enriqueça seus conhecimentos gerais sobre a fotografia procurando por fotógrafos do cotidiano das ruas como W. Eugene Smith, Henri Cartier-Bresson, Elliott Erwitt, Walker Evans, Martin Parr, Sebastião Salgado entre tantos outros.

      Em segundo lugar, o juízo de valor negativo sobre as minhas fotos quem faz é o seu olhar e seus próprios preconceitos e isso infelizmente eu não posso mudar. Cada um enxerga nas pessoas nas ruas aquilo que sua bagagem cultural ou falta dela, permite.

      Ainda sobre o pobre argumento da privacidade em local público, vale lembrar que tanto no metrô, como nas ruas das cidades existem câmeras gravando a imagem das pessoas, além do olhar de todos sobre todos, logo, insinuar privacidade em local público chega a ser total falta de nexo.


      Por último, se quiser debater este e outros assuntos sobre fotografia ou mesmo a moderação do tal fórum SSC, identifique-se, assuma suas idéias e não esconda-se atrás do anonimato, pois esta privacidade sim, a do anonimato na internet é que esconde os piores comportamentos, as piores idéias e os piores preconceitos.

      Excluir
  2. Olá grande mito do SSC!! Tchello. Adorei essas fotos do metrô! Saudades dos seus trabalhos e coletâneas.

    By: Paulistinha

    ResponderExcluir
  3. Obrigado grande Paulistinha! Toda semana procurarei atualizar o blog com fotos tal como fazia lá no fórum, então fique ligado, que poderá ver muita foto por aqui! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Belas fotos, belo blog. Tava sentindo falta das fotos do Tchello. Queria deixar um feedback de alguém que curte seu trabalho. Valeu, Tchelllo.

    ResponderExcluir