quarta-feira, 3 de julho de 2013

Video 01 - Bate-papo entre arquitetos brasileiros

São Paulo é a maior cidade do país e por conseguinte,  onde mais a arquitetura se manifesta. É aqui onde estão presentes os maiores escritórios de arquitetura, de engenharia, as maiores incorporadoras e imobiliárias e portanto, o maior interesse comercial por trás da arte da construção civil.

Muitas vezes este interesse comercial individual  (dos responsáveis por um empreendimento) vai na contramão do interesse coletivo, da cidade, onde deveria haver harmonia  e respeito de uma construção para com as demais em seu entorno, para com a população da metrópole, antes inclusive da preocupação com  potenciais compradores e consumidores destes empreendimentos.

Naturalmente deve ser papel da prefeitura e dos governos em geral, regular esta atividade, para que a especulação imobiliária não prejudique o desenvolvimento da cidade e para que a própria cidade não vire refém das empresas ligadas à construção civil, que na ânsia por dinheiro, muitas vezes pouco importam-se com a metrópole, gerando aí o crescimento desordenado.

Infelizmente, São Paulo sofreu e sofre ao longo dos anos, justamente com a construção civil desenfreada, quase sem limites, tornando a cidade, uma colcha de retalhos em arquitetura, com grande parte do que é produzido sendo em gosto duvidoso e pior, sendo construídos sem a menor preocupação para o que está além dos muros, grades e portões.

A falta de planejamento urbano fez o centro histórico, por exemplo, sofrer um enorme processo de decadência ao longo das décadas e hoje faz uma nova zona empresarial surgir sem o devido planejamento, ao longo das margens do Rio Pinheiros.

Por outro lado, regiões como as zonas norte e leste da cidade, esta última a mais populosa de São Paulo, carecem de desenvolvimento urbano e emprego, forçando milhões dos seus habitantes a atravessarem a cidade para chegar à região do novo centro empresarial de São Paulo, no eixo do Rio Pinheiros.

Por estas e outras que a arquitetura, como forma de pensar uma construção humana não só para que beneficie seus utilizadores, mas também para que seja inserida na responsabilidade ambiental e urbana, tem um papel crucial nos rumos que uma cidade toma.

É por este motivo e como grande observador da cidade de São Paulo, tendo começado a fotografar São Paulo a partir da arquitetura (Sou formado em edificações na ETE-São Paulo / Fatec), me empenho ao máximo por discutir com as pessoas do meu convívio, a importância de conhecer um pouco sobre a arquitetura e entender a importância que uma construção tem sozinha e inserida no coletivo.

Sempre que possível trarei este tema para o blog, para que possamos observar a cidade com algo além do estético.

Abaixo, para começar, segue um video muito interessante sobre o assunto.


"O Arq.Futuro traz ao país grandes nomes do cenário arquitetônico mundial para compartilhar suas experiências e opiniões e analisar os papéis da arquitetura contemporânea, em suas abordagens artística, social e ambiental. Os critérios estéticos que movem cada arquiteto, a educação dos cidadãos sobre o assunto e as soluções urbanísticas para as cidades de hoje são alguns dos temas que são debatidos nos encontros."











Nenhum comentário:

Postar um comentário